Como Prospectar Clientes Pelas Redes Sociais? 12 Formas de Sucesso

O seguinte evento de como prospectar clientes e fazer networking provavelmente estará ao seu alcance pelas redes sociais.

Frequentemente ouvimos falar de vendas nas redes sociais, mas para a maioria dos profissionais de vendas, trata-se realmente das redes sociais, sendo uma excelente forma de conduzir a prospecção.

A mídia social pode ser mais eficaz do que qualquer outro método que você tentou até agora.

Onde 90% dos diretores executivos dizem que não estão nem mesmo dispostos a atender ligações frias, conforme pesquisa da HubSpot. 

Porém, 75% deles utilizam as mídias sociais para fazer suas escolhas de compra.

Você vai querer estar onde as pessoas que estão prontas para o gatilho estão. 

Dominar a venda social é apenas adicionar uma ferramenta ao seu kit de ferramentas de marketing e vendas“, diz Shannon Belew, criadora de The Art of Social Selling. 

“Tanto o valor das informações que você oferece ao seu cliente potencial, quanto sua capacidade de manter o relacionamento que estabelece, são cruciais para reter e atrair seus clientes (online).”

Você provavelmente está usando a mídia social, começando com Facebook e Snapchat para manter contato com a família, amigos e clientes, LinkedIn e Instagram para criar e manter uma imagem de profissionalismo. 

Você pode otimizar cada um deles para construir uma rede mais robusta e impulsionar as vendas. Para isso implemente na sua prospecção esses 12 métodos e garanta o sucesso.

1- Encontre seu público pelas Redes Sociais

As redes de mídia social são muito parecidas com os meios tradicionais. 

No entanto, não é provável que traga bons clientes em potencial, aparecendo em todos os lugares.

Assim como, antes de escolher uma ou duas redes sociais para prospectar, descubra onde estão os seus potenciais clientes pelas redes sociais.

Procure conversas relevantes — sobre os produtos da sua empresa, setor ou os interesses dos seus clientes nas redes sociais. 

O LinkedIn é uma escolha popular para profissionais de negócios. Influência mais significativa para empresas B2B. 

No entanto, isso não significa que os líderes corporativos não sejam ativos no Twitter ou no Instagram.

Um bom conteúdo é um ímã para as pessoas. 

Portanto, se você acompanhar os especialistas da área, provavelmente encontrará pessoas que pensam como você e que também respondem ao seu seguidor de rede social.

2- Reserve um tempo para ouvir mais do que falar no momento de prospectar

Se você puder identificar as redes sociais mais populares para seus usuários, ouça e pegue o que eles falam – os problemas, demandas e consultas recorrentes — para usá-los como uma forma de influenciar conversas em tempo real.

Por um tempo, ouça e comece uma rede comentando em sites e blogs e participando de salas de bate-papo. 

Participe de conversas para fornecer soluções e sugestões valiosas, mas nenhuma solução para produtos ou serviços.

3- Crie uma personalidade adequada

Você está procurando como prospectar clientes pelas redes sociais e ser você mesmo ao estabelecer uma presença online no mercado. 

Crie contas em plataformas que seus clientes atuais e potenciais estão usando. 

Junte-se a comunidades nas quais você tem algo a oferecer (isso não é um argumento de venda). 

Esteja ciente das normas e expectativas dos distritos antes de compartilhar suas informações. 

Para encontrar os grupos mais adequados no LinkedIn, você pode pesquisar tópicos relevantes para sua área de especialização, não apenas sua área de especialização.

Para estabelecer uma imagem confiável, certifique-se de compartilhar informações de fontes confiáveis ​​antes de questionar suas dicas. 

Responda diretamente às perguntas e peça permissão para oferecer conselhos sem solicitar a seus círculos para estabelecer mais credibilidade.

4- Certifique-se de seguir os usuários corretos

O ditado de que você é tão eficaz quanto o negócio que mantém se aplica às mídias sociais também. 

Utilize uma ferramenta como o FollowerWonk e o Tweeple para prospectar perfis e palavras-chave de clientes no Twitter e encontrar uma lista dos usuários mais bem avaliados em sua empresa através das redes sociais.

O Hashtagify pode realizar funções semelhantes para o Instagram.

5- Certifique-se de seguir as empresas e pessoas certas.

Faça um plano para sonhar grande. 

Faça um inventário de tudo, desde empresas familiares a grandes marcas com as quais você adoraria trabalhar, e siga as empresas via Twitter, Facebook e LinkedIn (esses três são os mais usados ​​para negócios).

Mantenha-se atualizado sobre suas atividades. 

No mínimo, você deve dar os parabéns sempre que eles anunciarem algo positivo. 

Retweetar, curtir e ser o mais ativo possível para aumentar sua presença. 

Além disso, considere oferecer demonstrações sempre que expressarem a necessidade que você pode atender.

6- Sim, você deve seguir seus concorrentes

Outra regra essencial a ser lembrada ao usar a mídia social é manter seus amigos próximos perto de você e seus adversários mais próximos. 

Fique de olho em seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo e que conteúdo estão usando para manter as pessoas engajadas. 

Não há necessidade de criar sua roda. 

Em vez disso, você pode usar as melhores ideias deles para ajudá-lo a se relacionar nas redes sociais.

7- Descubra quando os clientes em potencial estão se juntando a você

No LinkedIn, você pode ver o que acontece quando o candidato ideal é adicionado à sua lista. 

Pesquisas salvas é um recurso que te permite requisitos de entrada para seus clientes ideais, como o título de seu trabalho e da indústria. 

Ele exibirá imediatamente os resultados com base em quem você está conectado. 

Você pode eliminar aqueles que não deseja — ou descobrir maneiras de se comunicar de forma diferente – e começar a coletar novas conexões.

8- Seja um líder influente.

Após se envolver com grupos, comunidades e bate-papos online, comece seu grupo com seu produto ou serviço antes de promovê-lo. 

É como prospectar e identificar os clientes: clientes em potencial que já demonstraram interesse pelas redes sociais.

Em seu grupo, forneça aos membros, informações valiosas, como links para formulário, folhas de dicas de estudos ou até mesmo conteúdo apropriado e divertido, e depois crie mensagens direcionadas para membros ativos.

9- Faça histórias

Você pode aprimorar a interação e a presença de sua rede de mídia social postando histórias que atraem as pessoas e melhoram seu tempo online. 

Em seguida, traga-os para uma ideia, projeto ou solução vencedora com base em pessoas e situações reais.

Por exemplo, a GE construiu sua campanha Balance the Equation em torno de uma pessoa real: Millie Dresselhaus, vencedora da Medalha Nacional de Engenharia Científica. 

O objetivo da campanha era trazer mais mulheres para carreiras em STEM, mas seu foco em uma mulher que era uma cientista de sucesso rendeu-lhe um público mais rico.

10- Use imagens para atrair a atenção de seus potenciais clientes

Não se esqueça da importância das imagens em tudo que você publica e compartilha. 

Há muita competição em seus feeds para atrair a atenção. 

Visuais atraentes — talvez arte única, vídeos pessoais, vídeos informativos ou memes direcionados irão ajudá-lo a chamar a atenção dos usuários e melhorar a quantidade de envolvimento antes que eles passem para o próximo item.

11- Deixe-os fazer parte do seu mundo

A mídia social é um instrumento eficaz para criar uma rede de negócios para aumentar o reconhecimento da marca e auxiliar os clientes. 

No entanto, não é a maneira mais eficaz de fazer uma venda.

Por mais tempo que você dedique às mídias sociais, seu objetivo final deve ser atrair os usuários do Facebook, Twitter, Instagram e de outras plataformas e do seu site, para melhor abordagem.

Com uma excelente postagem no blog e, em seguida, compartilhá-la em todas as plataformas de mídia social nas quais você ganhou confiança. 

Faça um título, uma imagem e uma primeira frase que possam motivar os leitores a seguir o link para ler a história inteira.

12- Avalie o seu esforço

Não foi fácil avaliar a eficácia dos esforços da mídia social. 

Mas a maioria das plataformas possui ferramentas de rastreamento.

Use-os em conjunto com ferramentas externas como o Google Analytics para obter insights sobre o que os clientes em potencial estão fazendo usando as informações que você envia e os fatores prováveis ​​que levam às vendas.

Referências

  • blog.hubspot.com/sales/cold-calling-statistics
  • ge.com/sustainability

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3 Comentários

  • Uma beleza, Perfeito seu texto, somente para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode anunciar automaticamente nesses sites, vale muito a pena usar ele agiliza muito o trabalho além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer anuncios e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Obrigado pela atenção

    1. Ellen diz:

      Olá Roberto, fico alegre pelo seu comentário e pelo conteúdo ter te ajudado, como você falou realmente, existem várias maneiras que podem agilizar todo processo na hora de prospectar clientes, e é sempre bom atingir vários lugares em simultâneo, inclusive as redes sociais quando vinculada a estratégia de SEO tem um poder grandioso, Abraços